Antes de encerrar as atividades do Mundial de Futebol no país, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL), reuniram na tarde de hoje (30), no Rio de Janeiro, representantes das 12 cidades que sediaram o evento, no Fórum Final das Sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A pauta principal foi à troca de experiências, legados, lições e os planos das cidades que realizaram o Mundial. Representada pelo Secretário Isaac Edington, a cidade sede Salvador apresentou em números e qualitativamente o resultado positivo do seu plano operacional.

“A Copa do Mundo foi uma oportunidade única e grande de promoção internacional para Salvador. Esse foi um momento muito importante para o desenvolvimento do turismo de nossa cidade, inclusive no ganho de mais know-how em hospitalidade internacional”, avaliou Edington, que a partir de agora comanda a área de Projetos Especiais do Município, ligado ao Gabinete do Prefeito.

Ao falar sobre as experiências de Salvador, o Secretário observou que o sucesso operacional da Copa do Mundo na cidade deve muito ao trabalho integrado, do qual participaram, de forma colaborativa, grupos multisetoriais envolvendo diversas Secretarias Municipais, em parceria com órgãos dos governos estadual e federal.

Uma das atividades que mereceu  destaque foi o FIFA Fan Fest, que apesar de não ter tido investimentos público, se consolidou como o melhor lugar para assistir aos jogos, depois do estádio, e em 15 dias de funcionamento reuniu 350 mil pessoas, transformando-se em ponto de encontro de turistas e soteropolitanos. Sobre os benefícios para a cidade, Isaac Edington destacou o know-how das operações de trânsito, transporte, segurança e saúde; assim como a experiência em proteção às marcas - desde o conceito e “modus operandi” nos sistemas de ordenamento da publicidade, até o combate ao marketing de emboscada e a preservação dos direitos dos patrocinadores. “São elementos que habilitam Salvador a receber grandes eventos”, finalizou.