As obras do novo terminal marítimo de passageiros do porto de Salvador estarão concluídas até dezembro, segundo informações da Companhia das Docas da Bahia (Codeba). Com isso, os turistas que chegarem à Bahia na temporada de verão já poderão usar o espaço. O cronograma do projeto prevê  o pleno funcionamento do local antes do início da Copa do Mundo de 2014.

“É uma obra projetada para a Copa, mas já vamos operar parcialmente em dezembro, atendendo ao setor turístico”, garante o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças. O primeiro piso será usado para atender ao embarque e desembarque de passageiros, em uma área de mil metros quadrados, cinco vezes maior que a do antigo terminal. "Isso já vai representar um importante ganho para o turismo receptivo”, comentou José Rebouças.

Inicialmente, as obras estavam previstas para serem inauguradas no primeiro semestre deste ano, mas problemas com fornecedores dos equipamentos, além das chuvas ocorridas entre junho e agosto, atrasaram o projeto. Agora, todos os equipamentos, inclusive as escadas rolantes e os vidros especiais que vão compor as fachadas internas e externas, estão com os cronogramas assegurados.

O pleno funcionamento e a inauguração do terminal vão depender ainda da licitação para a escolha do concessionário que ficará responsável pela sua operação. A Secretaria de Portos da Presidência da República trabalha na modelagem do arrendamento, que servirá como diretriz para o processo licitatório. “Será esse arrendatário que vai dar vida ao terminal, fazendo dele um equipamento não apenas para receber turistas, mas também para atender aos soteropolitanos”, disse José Rebouças.

A expectativa do presidente da Codeba é de que a modelagem estabeleça como padrão de operação, além do turismo receptivo, atividades culturais, gastronômicas e de lazer. A obra é considerada também como um indutor do processo de revitalização do Bairro do Comércio, local com patrimônios arquitetônicos, históricos e turísticos da cidade.

 

 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608