Nos 10 dias da Copa das Confederações, Salvador recebeu 195 mil visitantes de outros estados e estrangeiros, segundo pesquisa realizada pela Secretaria do Turismo. O levantamento foi realizado entre 20 e 30 de junho, período em que a cidade sediou os jogos Uruguai x Nigéria, Itália x Brasil e Itália x Uruguai. Foram aplicados mil questionários com turistas estrangeiros e de outros estados brasileiros.

De acordo com os dados aferidos, cerca de 154 mil turistas vieram de outros lugares do Brasil, enquanto pouco mais de 40 mil chegaram do exterior, o que contribuiu para uma receita turística de R$ 285 milhões na capital baiana, num período de 10 dias.

Os números coincidem com os dados divulgados pela Infraero, que apontam um crescimento de 9,6% nos desembarques no aeroporto de Salvador, durante o mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 328 mil chegadas, sem contar as conexões e os procedimentos de cabotagem. Se contabilizadas apenas as operações nacionais, o acréscimo foi 6,9% em relação ao mesmo período de 2012. Já nos desembarques internacionais, a performance do aeroporto de Salvador foi 72% maior que a de junho do ano passado, com um total de 19 mil desembarques diretos.

A pesquisa revelou que o perfil do turista da Copa das Confederações diferiu daquele que, tradicionalmente, visita a capital baiana no mês de junho. Nada menos que 70,4% dos visitantes de 2013 ficaram hospedados em hotéis, pousadas e similares contra 34% dos turistas que vieram a Salvador em 2011, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) naquele ano. Outra característica que distingue os dois perfis é o gasto realizado na localidade. Somente nos 10 dias da Copa, cada visitante de 2013 deixou, em média, na capital baiana, R$ 2.541, enquanto o gasto médio do turista de 2011foi de R$ 920.

A chegada dos turistas a Salvador contribuiu para que a ocupação nos principais hotéis da cidade registrasse uma média de 75%, no período, com destaque para os dias que antecederam e sucederam o dia 22 de junho, data do clássico entre Brasil e Itália, na Arena Fonte Nova, quando 99,5% dos estabelecimentos estavam com os seus quartos ocupados.

A Argentina foi o país que mais enviou turistas à capital baiana durante a Copa das Confederações, correspondendo a 16% do total de estrangeiros, seguida dos Estados Unidos e Itália (13,3%), Espanha (7%), Alemanha e Reino Unido (6,3%), Portugal (5%), Uruguai (4,9%), França (4,2%), dentre outros. Entre os brasileiros, São Paulo foi o principal mercado emissivo de turistas para a Bahia neste período, com 50 mil visitantes, o que equivale a 32,7% do total de 154 mil. Rio de Janeiro (19,4%), Minas Gerais (6,1%), Pernambuco (5,7%), Rio Grande do Sul (5,3%) e Santa Catarina também integram o ranking dos estados que mais mandaram visitantes para Salvador.

No que se refere ao perfil do turista, a maioria é do sexo masculino, 58,3% contra 41,7% de mulheres. O nível de escolaridade é alto, chegando a atingir a marca dos 90% entre os que têm formação superior e pós-graduação. Já em relação à faixa etária, 51% dos turistas têm entre 25 e 40 anos, possuem renda média de R$ 5,7 mil e permaneceram na capital baiana uma média de 6,6 dias.

A avaliação que os turistas fizeram dos serviços turísticos e gerais de Salvador foi bastante positiva, com exceção de alguns itens, a exemplo da limpeza da cidade, dos sanitários públicos, do transporte e do trânsito de Salvador. A sondagem dimensionou a avaliação dos visitantes nos seguintes ítens: serviços turísticos (serviços de turismo receptivo e de informação turística) e serviços gerais (transporte e trânsito, táxi, Polícia Militar, Baianas de acarajé, artesanato, bares e restaurantes, ambulantes, etc). A Arena Fonte Nova também foi abordada na sondagem com aqueles visitantes que assistiram aos jogos da Copa.

De maneira geral, os serviços turísticos foram bem avaliados por 90% dos entrevistados, incluindo tanto os atendimentos dos guias e monitores da Copa e das unidades do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) quanto do Sistema de Informação Turística oferecido pelo Disque Bahia Turismo, portais e sites de internet e dos aplicativos para dispositivos móveis.

O projeto Guias e Monitores do Carnaval foi ampliado para a Copa das Confederações[/caption]Mais de 10,6 mil atendimentos foram realizados pelo receptivo especial dos Guias e Monitores, durante os 11 dias da operação que incluiu o São João da Bahia, no Pelourinho, e a Copa das Confederações, com três jogos, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mantido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o projeto, que já funciona no Carnaval há seis anos, contou com 100 profissionais habilitados para falar até 10 idiomas, além a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Informações sobre localização, programação dos eventos e meios de transporte foram as mais demandadas pelo público, formado por baianos (23,1%), turistas de outros estados (48,6%) e estrangeiros (28,3%). A maior parte dos visitantes atendidos foi de homens (60%). A faixa etária com mais registros foi a de 26 a 39 anos (48,3%), enquanto 24,5% dos atendimentos foram prestados ao público entre 40 e 50 anos.

Entre os turistas brasileiros, a maior parte do público que solicitou informações era dos estados de São Paulo (21%), Rio de Janeiro (7%) e Minas Gerais (4%). Já entre os turistas internacionais, os norte-americanos e argentinos foram maioria, seguidos de uruguaios e franceses. Do total de atendimentos, 76,3% foram em português, 13,3%, em inglês, 7,8%, em espanhol, e 2,6% nos demais idiomas, a exemplo do francês, italiano, alemão, dentre outros.

Eventos tiveram cobertura em tempo real

A cobertura jornalística dos eventos paralelos à Copa das Confederações, em tempo real pela internet, possibilitou uma megaexposição das atividades turísticas e culturais da Bahia.   No período de 20 a 30 de junho, que englobou os festejos juninos e a realização dos jogos da Copa, os portais, sites e hotsites mantidos pela Secretaria de Turismo receberam mais de um milhão de acessos.

Destaque para o site São João Bahia, que registrou quase 560 mil visitas. A página reuniu a programação dos festejos juninos no interior e na capital, além de notícias, galerias de fotos e curiosidades. O portal oficial de turismo do estado, o www.bahia.com.br, registrou 458 mil acessos, enquanto o hotsite da Copa, o www.copa.bahia.com.br, e o site institucional da Setur, somaram cerca de 70 mil visitas.

Nas redes sociais o resultado foi ainda mais abrangente. No mesmo período, mais de 250 matérias foram produzidas e 877 fotos postadas na página da Secretaria no Flickr à marca de 28.750 downloads. No Twitter foram feitas 336 postagens, enquanto as publicações nas Fan Pages do Facebook, a Turismo Bahia e a São João Bahia, bateram a casa dos 1,4 milhões de visualizações.

Os aplicativos para dispositivos móveis, o Guia Bahia Turismo e o São João Bahia, lançados pela Setur para facilitar o acesso a informação turística georreferenciada, contabilizaram mais de 3 mil downloads de 20 a 30 de junho.

Fonte: Bahiatursa

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