Sete dos oito cabeças de chave para o sorteio da Copa do Mundo de 2014 estão definidos. Com a atualização do ranking de seleções da FIFA divulgada nesta quinta-feira (17.10), as seleções que estarão no pote 1 final do Mundial serão o Brasil, que é o país sede, além de Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica e Suíça. O sorteio será realizado na Costa do Sauípe (BA), no dia 6 de dezembro.

Caso o Uruguai vença a Jordânia na repescagem intercontinental, também irá para o primeiro pote. Se a vaga ficar com os jordanianos, uma diferença de décimos dá à Holanda (1135,95 pontos), e não à Itália (1135,61), a última vaga.

Desde a última edição, foram disputadas 69 partidas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, 20 amistosos e dez jogos classificatórios para competições continentais. E todos tiveram impacto direto na nova classificação.

Entre os dez primeiros, apenas a liderança da Espanha não foi afetada. Logo atrás aparece a Alemanha, que tirou a segunda colocação da Argentina. Os novos integrantes do grupo de elite são Suíça e Inglaterra, que ocupam a sétima e a décima posições, respectivamente, após terem subido sete postos cada — fruto do excelente desempenho nos últimos compromissos de ambas pelas eliminatórias. Já a Itália pagou caro pelo empate com a Armênia, caindo quatro casas e aparecendo em oitavo.

Repescagem

O último ranking da FIFA também determinou quais seleções serão cabeças de chave no sorteio da repescagem das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, às 10h, na sede da FIFA, em Zurique.

Neste sorteio para a repescagem europeia, os quatro times mais bem colocados no ranking serão colocados no pote 1. É o caso de Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia. No pote 2, estarão os outros quatro times classificados: França, Suécia, Romênia e Islândia.

Além do Brasil, que tem lugar garantido por ser a sede da competição, outras 20 seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo. São elas: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irã, Itália, Japão, Rússia e Suíça.

Queda brasileira

A seleção brasileira caiu três posições no ranking, passando da oitava para a 11ª posição. Três amistosos do Brasil que foram computados no mês passado: as vitórias sobre Portugal (3 x 1) e Austrália (6 x 0) e a derrota para a Suíça (1 x 0).

O próximo ranking mundial da FIFA será publicado após a conclusão das eliminatórias para o Mundial, no dia 28 de novembro de 2013. 

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608