Aconteceu hoje (23/10), em Mata de São João no hotel Sauípe Park, na Costa do Sauípe, a entrega dos certificados do Programa de Qualificação Profissional, um projeto da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA).

Participaram da solenidade o Secretário da Copa na Bahia, Ney Campello, Secretária em Exercício, Olívia Santana, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia-Setre, a Diretora Regional do Senac-BA, Marina Almeida, Diretor Executivo de Operações da Costa do Sauípe, Mark Campbell e Eduardo Braga, representante da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA, dentre outras autoridades.

Foram promovidos 12 cursos gratuitos, com carga horária entre 28 e 36 horas e capacitou 780 profissionais, que a partir de agora buscam novas oportunidades de olho na Copa do Mundo de 2014.

“Mesmo que passe a Copa do Mundo, mesmo que passem os megaeventos esportivos, este é um legado importante que temos que deixar - a qualificação profissional. O conhecimento é que o transforma, e é o que cada um vai levar para o resto da vida”, disse Campello.

Profissionais que atuam nas áreas de garçom, chefe de fila, recepcionais, mensageiro e capitão, porteiro, atendimento ao cliente, camareiro, repositor de mercadorias, animação turística, serviços de limpeza, eventos, segurança patrimonial e boas práticas para manipuladores de alimentos, foram certificados através do programa.

 “Sempre precisamos de qualificação, a cada hora aparecem novas pessoas no mercado que precisam deste aperfeiçoamento, é um trabalho constante, para que eles nunca percam o entusiasmo de aprender e fazer isso bem feito, a qualificação nunca é demais”, pontuou a diretora do Senac-BA.

 Vale lembrar que o complexo Costa do Sauípe sediará no dia 6 de dezembro o sorteio de chaves da Copa do Mundo, quando receberá milhares de turistas internacionais. A região do Litoral Norte também será sede de pelo menos um centro de treinamento de seleções durante o mundial.  

Novas Oportunidades  

Em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, Ismar Gil, 55 anos, se formou há quatro em Turismo. Para ser um diferencial, Ismar participou do curso Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem, que percebeu a necessidade de se qualificar devido à carência de profissionais na região onde mora.      

“Hoje me sinto mais preparada para receber os turistas, meu relacionamento interpessoal melhorou muito, um sorriso no rosto e uma boa recepção fazem a diferença na hora de atender os clientes”, afirmou Gil.

 

Fonte: Secopa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608