Em setembro, a receita cambial referente aos gastos dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil bateu mais um recorde histórico. A entrada de dólares via turismo no país, no mês passado, chegou a U$ 505,0 milhões, percentual 14,39% superior ao mesmo período de 2012.

Os números divulgados nesta sexta-feira (25.10) pelo Banco Central apontam também um crescimento inédito no acumulado de janeiro a setembro, que registrou U$ 5,041 bilhões. No mesmo período do ano passado, o acumulado da receita foi de U$ 5,001 bilhões.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, comemora o novo recorde e ressalta a importância desses recursos para o desenvolvimento econômico e geração de renda no país. “Esses dólares ativam um setor que representa cerca de 3% do PIB brasileiro e emprega 10 milhões de brasileiros”, lembra.

Para ele, o aumento da entrada de divisas depende do aprofundamento do debate sobre competitividade do setor frente a outros mercados. “Venho repetindo que a chave para sustentar o crescimento da entrada de turistas estrangeiros agora e após os megaeventos é oferecer bons serviços a preços justos. Tudo isso é questão de respeito ao consumidor internacional”, disse.

 

Fonte: Portal da Copa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608