O Comitê Técnico de Consumo e Turismo se reuniu nesta quarta-feira (30.10) no Ministério do Turismo para debater estratégias para evitar conflitos que envolvam o consumidor durante a Copa do Mundo de 2014. Esta foi a quinta reunião do grupo, que já debateu o tema em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e agora em Brasília.

“A forma como os turistas estrangeiros serão recebidos define a imagem que levarão do país”, disse a coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo, Izabel Barnasque, em referência aos 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros esperados para a Copa de 2014. O Ministério do Turismo está investindo R$ 35 milhões na reforma e construção de 105 Centros de Atendimento ao Turista nas cidades-sede da Copa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) trabalham para classificar os restaurantes em categorias de acordo com a qualidade sanitária de cada um deles. Segundo Fernando Cabral, da Abrasel, a entidade está estimulando seus associados a traduzir cardápios para outras línguas.

O grupo vai se reunir nas 12 sedes da Copa e até a primeira quinzena de dezembro está previsto um relatório detalhado com diagnósticos locais para evitar problemas com os consumidores.

Participaram da reunião diversos órgãos governamentais, como o Ministério da Justiça, que coordenou a reunião, o Ministério do Turismo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Procon – DF e o Ministério do Esporte.

 

Fonte: Secopa 

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