Na próxima terça-feira, dia 19, às 14h30, o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) irão receber o Selo Solar do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal), em solenidade a ser realizada no próprio estádio de Pituaçu.

A certificação, voltada para edificações que consomem eletricidade produzida a partir da energia do sol, é um reconhecimento ao projeto Pituaçu Solar, que fez do estádio baiano o primeiro da América Latina a utilizar o sistema de geração fotovoltaica.

O Selo Solar será entregue pelo presidente do Ideal, Mauro Passos, ao secretário Nilton Vasconcelos (Setre), representante do Governo do Estado da Bahia. Estão sendo convidadas para a cerimônia autoridades do meio ambiente e do Estado da Bahia, além de representantes de universidades e do setor energético no país.

Projeto

O Projeto Pituaçu Solar foi inaugurado em abril de 2012, com a instalação de um sistema fotovoltaico de 400 kWp de potência na cobertura e nos estacionamentos do estádio, construído em 1978 e revitalizado em 2009. O sistema foi custeado pela Coelba, com contrapartida do governo do Estado e participação do Fundo Nacional de Eficiência Energética, gerido pela Aneel. 

O investimento total foi de R$ 5,5 milhões. Teve ainda apoio institucional do Instituto Ideal, apoio técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além de garantir a autossuficiência em eletricidade na edificação, o Pituaçu Solar abastece também o prédio onde funcionam as instalações da Setre e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). O governo do Estado informa que os painéis solares proporcionaram, entre abril de 2012 e setembro de 2013, uma economia global da ordem de R$ 222 mil.

 

Fonte: Secopa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608