O V Fórum Copa Bahia 2014 – Fórum Fábio Starling, Seminário “Legados dos grandes eventos esportivos – Copa 2014”, teve início na manhã desta quinta-feira (12), e reuniu mais de 500 pessoas no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Essa edição foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Escritório Municipal da Copa (ECopa) e o Ministério do Esporte.

Na abertura do evento, estiveram presentes, os Secretários Estadual e Municipal da Copa, Ney Campello e Isaac Edington, respectivamente, e representantes das Secretarias de Turismo; Saúde; Justiça, Cidadania, e Direitos Humanos; Desenvolvimento Urbano; e Esporte; da Itaipava Arena Fonte Nova; do Aeroporto Internacional de Salvador; das Universidades Federal e Estadual da Bahia; do SENAC; do SEBRAE; do SEST; do SENAT; da Fundação Luís Eduardo Magalhães; dos Consulados Suíço e Espanhol; da Câmara de Vereadores; e da Prefeitura de Porto Seguro.

No primeiro momento, foi realizado um talk show, com os Secretários da Copa das esferas estadual e municipal, e o comentarista esportivo e apresentador do programa “Os Donos da Bola”, Neto. Dentre os temas abordados: os resultados da Copa das Confederações 2013 e do Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, realizado no último dia 6, em Costa do Sauípe, na Bahia.

O Secretário Ney Campello explicou que apesar de serem testes para o mundial de 2014, tanto a Copa das Confederações 2013, quanto o Sorteio Final, obtiveram resultados bastante exitosos. Ainda segundo ele, jornalistas de todo o mundo consideraram o Final Draw na Bahia, como um dos mais organizados em Copas do Mundo da FIFA. Toda cadeia hoteleira do Litoral Norte esteve ocupada, e mais de 740 profissionais de Mata de São João foram qualificados para atuar no grande evento.

Para o apresentador Neto os serviços oferecidos aos profissionais de comunicação na Bahia foram de alta qualidade durante a Copa das Confederações 2013. Ele também ressaltou que é mesmo necessário momentos como este fórum, para dialogar, compartilhar e democratizar informações.

Edington, Secretário Municipal da Copa, lembrou que assim como aconteceu em junho de 2013, a ideia é convidar a população para fazer parte do evento, como foi o caso dos comerciantes informais, que foram convocados à fazer um cadastramento e vender produtos oficiais durante os jogos.

A manhã teve ainda um momento de descontração, com a presença da dupla, Jair e Vicentino, humoristas que representam o Bahia e o Vitória. Fazendo piadas sobre os times rivais dentro dos campos, os dois deixaram a mensagem de que futebol é, sobretudo, paz, e que a violência jamais será um traço do torcedor brasileiro.

Edington (ECopa), Marcos Ferreira da Itaipava Arena Fonte Nova, Grace Gomes da Sedur, Manuel Bandeira do Aeroporto Internacional de Salvador e Paola Publio da Setur, foram palestrantes do painel que tratou dos legados físicos que os grandes eventos deixarão para a população. Isaac ressaltou que estas melhorias serão notadas na mobilidade urbana, rede hoteleira e transporte.

Já no segundo painel, os legados sociais tiveram espaço reservado na discussão, que teve como convidados, o Secretário Ney Campello, o Professor da UNEB, Ajax Amaral, a representante do Senac, Katia Lucena, do Sebrae-Salvador, Madalena Seixas, e do SEST/SENAT, Terezinha.

Para o Secretário Ney Campello, essa é a Copa dos Legados, e a qualificação para a população é um dos principais eixos, sem esquecer de outros projetos sociais de grande importância, como o Copa nos bairros e nas escolas, a inserção dos ex-atletas no mercado de trabalho e nos megaeventos esportivos recebidos pelo Estado.

No intervalo do fórum, mais uma ação foi realizada, com a presença dos Secretários Campello e Edington: o IV Encontro com a Imprensa, evento que vem sendo realizado há alguns anos, como uma oportunidade para que profissionais de comunicação possam esclarecer dúvidas, e atualizar informações sobre os principais resultados já obtidos e os planos para o ano de 2014, em que receberemos a Copa do Mundo da FIFA™.

O Vice-Prefeito de Porto Seguro, Humberto Nascimento, participou do encontro e agradeceu todo o apoio da Secopa Bahia, que foi dado ao município desde os primeiros passos para a candidatura à Centro de Treinamento de Seleção (CTS) à conquista de Porto Seguro, como candidato oficial pela FIFA, que nos próximos dias deverá receber confirmação de uma seleção interessada em ficar no cidade.

Interatividade

Durante o turno da tarde estão sendo realizadas diversas atividades que propõem a interação do público para debater os legados dos grandes eventos esportivos, dentre elas: minicurso de inglês em poucas horas, oficina da agenda do trabalhador decente, workshop sobre o papel das universidades nos grandes eventos esportivos, encontro sobre os legados relacionados à Copa do Mundo da FIFA™, e grupos de trabalho de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e saúde e segurança.

No final do evento, os participantes poderão usufruir ainda de uma apresentação artística da cantora baiana, Larissa Luz.

Fonte: Secopa