Depois de celebrar o Ano Novo no Vietnã, o Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA, apresentado pela Coca-Cola, encerrou seu giro pela Ásia com duas exitosas visitas à Malásia e à Indonésia. Agora o troféu chega enfim ao continente onde futebol e paixão se misturam como em nenhum outro lugar: a América do Sul. Começando pelo Chile nesta sexta-feira, ele passará os próximos 24 dias em turnê pela região, seguindo para ArgentinaUruguaiParaguaiBolíviaPeruEquadorColômbia e Venezuela.

A maioria desses países é de velhos conhecidos da Copa do Mundo da FIFA, que já viu argentinos e uruguaios erguerem a taça duas vezes cada. Todas as demais nações, com exceção da Venezuela, já tiveram a oportunidade de disputar pelo menos uma edição do torneio. O mais interessante, porém, será ver a reação dos torcedores diante do cobiçado troféu nos cinco países classificados para o Brasil 2014:ChileArgentinaUruguaiEquador e Colômbia.

Incluindo o Brasil, a América do Sul já conquistou a Copa do Mundo da FIFA nove vezes no total, mas essa não é a única curiosidade envolvendo o continente e a maior competição do futebol mundial. A seguir, listamos alguns fatos interessantes que talvez você não conheça sobre a região:

Uruguai foi o primeiro país a sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 1930.

Com oito participações no currículo, o Chile ocupa, ao lado do Paraguai, a quarta posição no ranking das seleções sul-americanas que mais vezes disputaram a Copa do Mundo da FIFA.

A seleção colombiana de futebol é conhecida como Los Cafeteros devido à famosa produção de café do país. Nas últimas eliminatórias, a Argentina garantiu sua vaga no Brasil 2014 com duas rodadas de antecedência após registrar uma sequência de 14 jogos sem perder.

Uruguai possui dois títulos da Copa do Mundo da FIFA, tendo conquistado o primeiro dentro de casa, em 1930, e o segundo no Brasil, 20 anos depois, quando surpreendeu os anfitriões por 2 a 1, em pleno Maracanã, na histórica final que ficará conhecida para sempre como Maracanazo.

Argentina disputou quatro finais da Copa do Mundo da FIFA, a primeira delas na edição inaugural do torneio, no Uruguai 1930.

Primeiro jogador da história a faturar quatro Bolas de Ouro FIFA consecutivas (2009-2012), Lionel Messi é o líder incontestável da seleção Argentina e um verdadeiro colecionador de troféus com o Barcelona.

O artilheiro das eliminatórias sul-americanas foi o uruguaio Luis Suárez, com 11 gols. Logo atrás, com dez, ficou o argentino Lionel Messi, seguido de perto por seu companheiro de ataque Gonzalo Higuaín e pelo colombiano Radamel Falcao, que marcaram nove cada. 

 

Fonte: Secopa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608