A Copa do Mundo da FIFA é um momento de celebração, de emoção, de expectativa e de força física. No entanto, em meio ao burburinho dos estádios e à energia em campo, lesões e doenças são uma ocorrência lamentável que pode se transformar em emergências graves.

O diretor médico da FIFA, professor Jiri Dvorak, juntamente com o Centro de Pesquisa e Avaliação Médica da FIFA (F-MARC), desenvolveu o Kit de Emergência Médica da FIFA para garantir que as equipes médicas que trabalhem na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 tenham o equipamento essencial e os conhecimentos necessários para o tratamento de lesões de jogadores ou situações médicas graves, entre elas a parada cardíaca súbita.

Após o lançamento inicial em maio de 2013, quando o kit foi fornecido a todas as 209 federações afiliadas à FIFA, uma parceria com a Johnson & Johnson, patrocinadora da Copa do Mundo, permitiu que ele também fosse entregue a todas as seleções participantes da Copa das Confederações — e o relacionamento continuará com vistas ao Mundial deste ano.

"Em qualquer Copa do Mundo há uma série de situações de emergência que podem ocorrer, e precisamos estar preparados para lidar com todas as situações antes e durante os jogos", disse o professor Dvorak. "O Kit de Emergência Médica da FIFA foi projetado para ser usado no campo, no estádio e fora do estádio, ou seja, em qualquer lugar onde possa ocorrer um caso de emergência. O kit contém tudo o que é necessário para tratar suficientemente alguém na primeira hora de uma situação médica grave."

Antes da Copa do Mundo da FIFA 2014, mais pesquisas foram feitas para aperfeiçoar o conteúdo do kit, bem como garantir um treinamento detalhado sobre o uso do equipamento. Fundamental para o processo de implementação foi um workshop exclusivo ministrado no mês passado por membros da F-MARC para trabalhadores da área médica no Instituto de Inovação Médica da Johnson & Johnson em São Paulo. O objetivo foi o de fornecer mais informações sobre as necessidades médicas dos jogadores em campo.

"A Johnson & Johnson tem orgulho de apoiar a preparação de medicina de emergência para a Copa do Mundo da FIFA, fornecendo este kit de emergência médica que salva vidas e é o melhor do segmento, além de treinamento sobre a sua utilização", disse a diretora de Patrimônio Empresarial da Johnson & Johnson, Lynda Benton, após a oficina de fevereiro. "Nós vemos esta atividade como um passo importante no cuidado com os jogadores em campo e esperamos que, com a nossa ajuda, as equipes e os seus médicos estejam bem preparados para o torneio."

"Emergências médicas são algo que ninguém quer ver, mas nessas situações inevitáveis precisamos ser capazes de tratá-las", continuou o professor Dvorak. "Nesses momentos os segundos contam, e o kit garante que um tratamento adequado seja administrado rapidamente."

A Johnson & Johnson é a patrocinadora oficial na área de saúde da Copa do Mundo da FIFA 2014. 

 

Fonte: Secopa 

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608