SARAJEVO - Único país que vai disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez na edição de 2014, a Bósnia-Herzegovina recebeu, nesta quinta-feira, a visita da taça da competição em mais uma ação do Tour da Taça. O troféu mais cobiçado do futebol foi recepcionado pelo presidente do país, Zeljko Komsic. Nesta visita ao Velho Continente, o troféu já circulou pela Espanha, Itália, Croácia, Turquia, Suécia, Romênia e República Checa.
A Bósnia conquistou a vaga no Mundial deste ano de maneira emocionante e teve campanha irretocável. Foram oito vitórias em 10 partidas, o que deixou a seleção com o melhor ataque da zona europeia - 30 gols marcados e apenas seis sofridos. Quando o apito final da partida contra a Lituânia soou, a festa foi imediata.
Um país cheio de cicatrizes de guerra se uniu sob comemorações incessantes e encheu-se de expectativas para o Mundial. Os governantes enxergam no futebol um meio para ajudar a reconstruir a população e, para isto, apostam no potencial do atacante Edin Dzeko, jogador do Manchester City e atacante titular da seleção bósnia.
Depois da Bósnia, a taça da Copa visita a França durante três dias.
Fonte: Estadao