Visando à promoção de um ambiente pacífico e seguro para realização da Copa do Mundo da FIFA 2014, a secretaria extraordinária de Segurança para Grandes Eventos  do Ministério da Justiça (Sesge-MJ)  iniciou, na segunda-feira (17.03), o Curso de Gerenciamento de Reuniões Públicas para os gestores de segurança dos estados sede.

A proposta é apresentar uma visão mais ampla do tema, tendo como eixo fundamental a garantia do livre exercício do direito da reunião e a liberdade de manifestação dos cidadãos. Serão abordadas as novas dinâmicas políticas e sociais do país, além de aspectos operacionais.

“O curso vai além da capacitação operacional e passa a focar na gestão integrada das forças de segurança pública para o gerenciamento das manifestações, buscando o equilíbrio entre preservação dos direitos e liberdades individuais com a segurança da população e a ordem pública”, explicou William Marcel Murad, diretor de projetos especiais da Sesge.

Com professores que virão de diversos estados do Brasil, a formação acontecerá em três edições nos meses de março, abril e maio em Brasília, com público estimado de 120 representantes nas três turmas. Entre os palestrantes estará a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário. O funcionamento do Sistema Integrado de Comando e Controle, um dos legados da Copa para a segurança pública do país, será um dos assuntos abordados.

A estrutura do curso foi concebida durante o I Seminário de Gestão de Multidões, Manifestações e Distúrbios Civis, organizado pela Sesge em 2013 e que contou com a participação de representantes das forças de segurança pública, representantes da Secretaria de Direitos Humanos, promotores e defensores públicos, profissionais de imprensa e outros especialistas.

 

Fonte: Secopa

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608