Poster_cartaz_oficial_brasil2014_alta.jpg

O cartaz oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ foi apresentado no dia 30 de janeiro de 2013, no Rio de Janeiro. A peça é um poderoso recurso visual que representará o Brasil e a competição até 2014.

O conceito criativo que inspirou o cartaz foi "Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada", evidenciado na composição que associou o mapa do Brasil às pernas de dois jogadores disputando uma bola. No cartaz, é possível identificar diversos elementos do país, como a natureza, através da sua flora e fauna, bem como aspectos culturais, e pontos turísticos.

A escolha da arte foi feita através de uma seleção, da qual agências de criação do Brasil foram convidadas a participar. Foram escolhidos três trabalhos finalistas, que foram avaliados pela comissão julgadora composta pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL. O desenho selecionado foi criado pela agência de criação brasileira Crama.

Mais informações: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/poster.html

 

 

 

 

 

Poster_Salvador.jpg

O pôster da cidade-sede Salvador, apresentado à população no dia 25 de novembro de 2012, destaca o Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Primeiro elevador público do mundo, ele agrega beleza com funcionalidade, pois, além de possibilitar do alto de sua torre de pontos turísticos, como a vista da linda Baía de Todos os Santos, o Elevador Lacerda liga a histórica e litorânea Cidade Baixa à moderna e crescente cidade alta, transportando turistas e soteropolitanos fazendo pulsar a economia dessa terra que tem como paixão esportiva o futebol. O cartaz apresenta ainda uma bola transpondo um arco e acertando em cheio a rede, que é o objetivo final e mais importante de uma partida. No estádio, com traves reais em suas medidas oficiais, no campinho na praia ou nas ruas com traves imaginárias criadas com pedras ou sandálias, seja de pênalti, de bicicleta ou de letra, para uma partida de futebol estar completa, tem que ter gol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A Mascote Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ foi lançada no dia 16 de setembro de 2012 e é uma representação do tatu-bola (tolypeutes tricinctus), uma espécie tipicamente brasileira, e que está entre os animais que correm risco de extinção.  O elemento é considerado um dos principais embaixadores da Copa do Mundo da FIFA, pois contribui imensamente com a identidade visual do evento frente aos diversos públicos, desde adultos até crianças.

A escolha do tatu-bola como representante da Competição no Brasil visou a aproveitar o evento como uma plataforma para divulgar a importância do meio ambiente e da ecologia. Essa proposta fundamentou as opções de nome do tatu-bola que foram submetidas a votação popular: Amijubi (Amizade + Júbilo), que alcançou 21% dos votos, Zuzeco (Azul + Ecologia), com 31% dos votos, e Fuleco (Futebol + Ecologia), o vencedor, com 48% dos votos.

O desenho final da mascote foi escolhido pela FIFA e pelo COL após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.

Veja em: http://pt.mascot.fifa.com/

 

 

 

 

  

 

 

BRAZUCA1694954_FULL-LND.jpg

A FIFA, o Comitê Organizador Local e a adidas, Parceira da FIFA, revelaram, no dia 02 de setembro de 2012, o nome da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. Em uma votação que envolveu mais de um milhão de torcedores brasileiros, o nome Brazuca atingiu 77,8% dos votos, contra os 14.6% da opção Bossa Nova e os 7,6% de Carnavalesca. A definição dos nomes foi inspirada nos elementos da cultura brasileira.

Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA™.

 

 

 

 

  

O Emblema Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ foi lançado no dia 08 de julho de 2010, em Johanesburgo. Trata-se de uma imagem única que tem a função de fornecer uma representação visual marcante do torneio e do país-sede, a qual circula em todo o globo desde os preparativos até o período dos jogos e se constitui em uma referência exclusiva para todos os envolvidos no Mundial, como torcedores, afiliadas comerciais e produtos licenciados, associando-os com a bandeira futebolística do evento.

A logomarca definida a Competição de 2014 mostra três mãos que levantam juntas o troféu da competição que se entrelaçam, simbolizando os sentimentos de vitória e união, bem como representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião.  A união do verde e amarelo, presentes na bandeira nacional, representam com um toque de modernidade duas marcas registradas do Brasil, que são as belas praias douradas pelo sol e a exuberância tropical das florestas. A representação do troféu no Emblema Oficial também é bastante adequada, considerando-se o fato de o Brasil ser a única nação a ter vencido a Copa do Mundo da FIFA cinco vezes.

Para definir o Emblema Oficial, a FIFA e o COL convidaram 25 agências brasileiras a apresentarem projetos, totalizando 125 propostas, as quais foram avaliadas pelas instituições, que prepararam uma lista com os melhores desenhos. A imagem vencedora, criada pela agência Africa, foi eleita por uma comissão composta pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além do presidente da Confederação Brasileira de Futebol e presidente do Comitê Organizador Brasileiro, Ricardo Teixeira, e do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

O emblema irá permanecer por anos a fio na memória coletiva, especialmente da nação campeã.

 

 

 

 

 

As Logos das Cidades-Sede são utilizadas por suas respectivas Cidades-Sede.

Essas logos compreendem o Emblema Oficial com a Notificação Legal obrigatória, um cabeçalho da “Cidade Sede” e o nome da cidade no rodapé. Todos os elementos são contidos em uma única estrutura. Há logos individuais para cada Cidade Sede, sendo que nenhuma parte desta estrutura pode ser alterada ou omitida.

 

 

 

 

 

 

 

Slogan_Copa_do_Mundo_2014_2.jpg

O Slogan Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ no Brasil foi apresentado no dia 29 de maio de 2013 e representa a mentalidade e o tema que estão implícitos em todos os aspectos da organização do torneio. A peça irá influenciar a mensagem de eventos, como a FIFA Fan Fest, as cerimônias de abertura e encerramento, reuniões de funcionários e voluntários dos eventos e campanhas da FIFA, do COL, das Sedes e do Governo.  

Além de exibir a habilidade e o talento dos melhores jogadores do mundo, a Copa do Mundo da FIFA™ é um fenômeno sociocultural com uma enorme força unificadora. Em 2014, as equipes, jogadores e torcedores visitantes estão convidados a conhecer a famosa hospitalidade brasileira e o ritmo da maior festa do futebol mundial. Tanto os anfitriões quanto os convidados poderão se unir, deixando-se levar pelo novo ritmo do mundo e, no decorrer da Copa do Mundo da FIFA 2014™, aprender mais sobre o ritmo do Brasil: o ritmo da união e da diversidade, da inovação, da natureza, do futebol e da cultura brasileira.

Compartilhar
Av. Joana Angélica, n.° 399, Ed. Fernando José - Nazaré, tel: 55 71 3202-3602 / 3202-3608